top of page

Uma pessoa além de seu tempo

Algumas vezes na vida, você encontra uma pessoa especial. Alguém que muda sua vida simplesmente por estar nela. Alguém que faz você rir até você não poder mais parar. Alguém que faz você acreditar que realmente tem algo bom no mundo. Alguém que o convence que lá tem uma porta destrancada só esperando você abri-la. Isso é uma amizade pra sempre. Quando você está pra baixo e o mundo parece escuro e vazio, a pessoa amiga pra sempre põe você pra cima e faz com que o mundo escuro e vazio fique bem claro. Sua amiga pra sempre o ajuda nas horas difíceis, tristes e confusas. Se você se virar e começar a caminhar, sua amiga pra sempre o segue. Se você perder seu caminho, ela o guia e o põe de volta no caminho certo. Sua amiga pra sempre segura sua mão e diz que vai ficar tudo bem. Sua amiga é pra sempre, e pra sempre não tem fim.

Gente fina é aquela que é tão especial, que a gente nem percebe se é gorda, magra, velha, moça, loira, morena, alta ou baixa. Ela é gente fina, ou seja, está acima de qualquer classificação. Todos a querem por perto. Ela tem um astral leve, mas sabe aprofundar as questões, quando necessário. É simpática, mas não bobalhona. É uma pessoa direita, mas não escravizada pelos certos e errados. Sabe transgredir, sem agredir. Gente fina é aquela que é generosa, mas não banana. O ajuda, mas permite que você cresça sozinho. Gente fina diz mais sim do que não, e faz isso naturalmente, não é para agradar.

Gente fina se sente confortável em qualquer ambiente. Num boteco de beira de estrada e até mesmo num castelo no interior do Reino Unido. Gente fina não julga ninguém, tem opinião, apenas. Gente fina, não esnoba, não humilha, não trapaceia, não compete e, como o próprio nome diz, não engrossa. Não veio ao mundo para colocar areia no projeto dos outros. Ela não pesa, mesmo sendo gorda, e não é leviana, mesmo sendo magra. Gente fina é que tinha que virar tendência. Porque, colocando na balança, é quem faz toda a diferença.

Qualquer um pode ficar ao seu lado quando você está certo, mas um amigo verdadeiro permanece ao seu lado mesmo quando você está errado. Um simples amigo se identifica quando ele liga para você. Um amigo verdadeiro não precisa se identificar, pois você conhece sua voz. Um simples amigo inicia uma conversa com um boletim de novidades sobre a vida dele. Um verdadeiro amigo pergunta o que há de novo sobre você. Um simples amigo acha que os problemas pelos quais você está se queixando são recentes. Um amigo verdadeiro diz: você tem se queixado sobre a mesma coisa pelos últimos quinze anos, saia deste marasmo e faça algo sobre isto. Um simples amigo nunca o viu chorar. Um verdadeiro amigo tem seus ombros encharcados por suas lágrimas. Um simples amigo não sabe o nome dos seus familiares. Um verdadeiro amigo tem o telefone deles em sua agenda. Um simples amigo traz uma garrafa de vinho para sua festa. Um verdadeiro amigo chega mais cedo para ajudá-lo a cozinhar e fica até mais tarde para ajudá-lo na limpeza.
         Um simples amigo odeia quando você liga após ele já ter ido para cama. Um verdadeiro amigo pergunta porque demorou tanto para ligar. Um simples amigo procura conversar com você sobre seus problemas. Um verdadeiro amigo procura ajudá-lo a resolver seus problemas. Um simples amigo, quando o visita age como um convidado. Um verdadeiro amigo abre sua geladeira e se serve. Um simples amigo acha que a amizade terminou quando vocês tem uma discussão. Um verdadeiro amigo sabe que não existe uma amizade enquanto vocês ainda não tiveram uma divergência. Um simples amigo espera que você sempre esteja por perto quando ele precisar. Um verdadeiro amigo espera estar sempre por perto quando você precisar dele.

Um amigo é alguém que nos quer assim como somos. Alguém muito especial e tão próximo dos nossos pensamentos que distância alguma poderá ser longe. Um amigo é alguém que ao cumprimentar nos faz feliz. Um amigo é alguém que nos compreende sem necessidade de palavras e permanece próximo quando as coisas não saem bem. É alguém que está sempre disposto a escutar nossos problemas e nos ajudar a solucioná-los. Bons amigos sempre ficam de modo especial em nossos pensamentos. Fazem parte do nosso dia a dia, mesmo não estando presentes, pois as experiências que foram uma vez compartilhadas estarão sempre vivas em nossa lembrança.

 

Lembrar que posso estar morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo – expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar – caem diante da morte, deixando apenas o que é mais importante. Não há razão para não seguir o seu coração. Lembrar que você vai morrer a qualquer momento é a melhor maneira que se conhece para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Às vezes a vida bate com um tijolo na cabeça da gente. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que nos faz continuar é amar aquilo que a gente faz. Você precisa encontrar o que você ama. E isso vale para o seu trabalho e para seus amores. Seu trabalho irá tomar uma grande parte da sua vida e o único meio de ficar satisfeito é fazer o que você acredita ser um grande trabalho. E o único meio de se fazer um grande trabalho é amando o que você faz. Caso você ainda não tenha encontrado, continue procurando. Não pare. Do mesmo modo como todos os problemas do coração, você saberá quando encontrar.

E, como em qualquer relacionamento longo, só fica melhor e melhor ao longo dos anos. Por isso, continue procurando até encontrar. Não tenha medo de seguir o seu coração ou sua intuição, pois eles sabem o que você pode se tornar e até onde pode chegar. Todo o resto é secundário. Você não pode conectar os pontos olhando para a frente; você só pode conectar os pontos olhando para trás. Assim, você precisa acreditar que os pontos irão se conectar de alguma maneira no futuro. Você precisa acreditar em alguma coisa, na sua coragem, no seu destino, na sua vida, no carma, em qualquer coisa. Seu tempo é limitado. Por isso, não perca tempo em viver a vida de outra pessoa. Não se prenda pelo dogma, que nada mais é do que viver pelos resultados das ideias de outras pessoas. Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que querem chegar ao paraíso não querem morrer para estar lá. Mas, apesar disso, a morte é um destino de todos nós. Ninguém nunca escapou. E deve ser assim, porque a morte é provavelmente a maior invenção da vida. É o agente de transformação da vida. Ela elimina os antigos e abre caminho para os novos. Ele sempre levou a vida como uma linha reta e deixou estas lições antes de levar a efeito sua transição. Obrigado amigo, frater e irmão Martins por ter sido essa pessoa singular.

bottom of page